Criação de Figurino – Curso com Natália Duran



Tive a oportunidade incrível de poder fazer um curso de figurino com Natália Duran, a figurinista da atual novela das 18h, Amor Eterno Amor, no ano de 2010. 

Na época, estava prestes a assumir a coordenação do Núcleo de Assessoria de Moda da Valliosa Comunicação, agência hamburguense que desenvolve um trabalho muito interessante com novelas e programas televisivos, e se fazia necessário entender melhor o funcionamento das pesquisas realizadas pelas figurinistas com quem a agência trabalha. 

Foram quatro dias de imersão nas fontes, nos projetos e nos trabalhos finais da figurinista. O que eu trouxe de lá? 

Confira a apresentação que montei com as informações do curso:



Durante os estudos, foi desenvolvida uma técnica de criação de figurino baseando-se em informações de um texto entregue por Natália. Meu grupo recebeu “A Cartomante”, de Machado de Assis. 

Utilizamos um figurino no estilo realista, baseando-nos em informações sobre as primeiras décadas do século XX. Foram quatro figurinos: a cartomante, Rita, Camilo e Vilela. Posso dizer que o grupo gostou mais do figurino da Rita, porque tivemos a liberdade de criar quatro propostas para ela: o figurino dela começava em tons de branco e rosados, simbolizando pureza e ganhava tons avermelhados na medida em que a história ia se desenrolando (quem conhece esta história, sabe que Rita começa um caso com Camilo) simbolizando a perda da pureza e a assimilação da luxúria. 

O mais interessante neste trabalho, e é um dos pontos mais ressaltados por Natália, é que o processo de criação do guarda-roupas de um personagem se dá pelas interferências culturais de quem o cria. Cada um do grupo possuía referências distintas e isso somou uma gama enorme de informações que se mostraram presentes nas silhuetas, nas cores, nos acabamentos, nos acessórios pensados para os personagens. 

Indico muito cursos na área porque permitem um exercício de criação muito interessante. 





Natália é formada pela Cours Superieur de Costumier Du Spectacle Lyon-France, sendo uma das mais importantes figurinistas dos país. Em seu currículo, novelas como Beleza Pura, Sinhá Moça, Rainha da Sucata, Escrito nas Estrelas, Paraíso, Alma Gêmea e a atual Amor Eterno Amor, além de seriados e filmes. 


1 comment:

  1. olá! estava pesquisando sobre cursos de figurino e achei seu blog, poderia me dar mais informações sobre esses cursos? Agradeço. Att, Rachel

    ReplyDelete

Muito obrigado pelo seu comentário. Em breve responderemos e liberaremos ele na postagem. Abraços

Powered by Blogger.