7ª edição do SCMC - Santa Catarina Moda Contemporânea





Santa Catarina vem dando um excelente exemplo a outros estados brasileiros no que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisas que despertem a criatividade de nossos designers e estilistas. 

No último dia 23 ocorreu o evento de encerramento da 7ª edição do SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea, um evento incrível que desenvolve, ao longo do ano, uma série de palestras e workshops com foco em design, inovação, sustentabilidade, marketing e comunicação de moda. 

Não bastasse estas ações, o evento ainda promove a inserção de estudantes no mercado de trabalho, através de uma imersão criativa com duração de 10 meses com funcionários de vários setores das empresas participantes do projeto, professores de universidades e centros tecnológicos, capitaneados por diretores criativos que dão as bases para a criação de uma mini coleção ao final do período. 



Esta edição (assim como a do ano passado) teve curadoria dos queridos e talentosos Jackson Araújo e Luca Predabon, dois profissionais que trabalham há anos com pesquisa de comportamento e consumo. Feras no assunto, eles direcionaram as criações de 14 times com foco na moda resort (uma das características mais fortes de Santa Catarina). 









Paralelo à mostra das coleções, ocorreu o I Fórum Internacional de Inovação, Design e Sustentabilidade, que trouxe Charles e Nancy Hales (prefeito e Primeira-dama de Portland – Oregon/EUA), Rex Burkholder (deputado eleito por Portland e idealizador da Metro Council) e Scott Hamlin (ex-presidente da Adidas Brasil) para uma mesa redonda onde foram apresentados os cases de sucesso que levaram Portland a ser considerada a segunda cidade mais sustentável do mundo. 


Fechando o evento, Emílio Mattos, diretor do Instituto Ethos, uma entidade que tem por missão sensibilizar, mobilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de maneira socialmente responsável. Várias dessas indústrias ligadas ao SCMC utilizam os indicadores da entidade para gerirem seus programas neste sentido. 

Acredito que todos podemos aprender muito com o exemplo do SCMC. Unir esforços embasando as criações nos conceitos de design, inovação e sustentabilidade o consumo pode ser muito bem fundamentado, consciente e economicamente viável. 

Para conferir um post super bacana sobre as instalações que rolaram no dia 23, com as coleções desenvolvidas pelos alunos e empresas, acessem o link http://j.mp/UaIDYK (matéria do Finíssimo). 

Aqui rola uma explanação sobre a mesa redonda com os convidados de Portland http://j.mp/TsQBOl (matéria do portal UseFashion). 

Ah, dá pra conferir mais informações sobre o evento na fan Page deles: http://www.facebook.com/SCMC.news?fref=ts e através do site http://www.scmc.com.br/site/index.php





Fotos: Eduardo Beltramini 



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