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Fórum de Inspiração lança apostas para o verão 2013/14
Palestra ministrada por Walter Rodrigues mostrou direcionamentos criativos para calçadistas e indústrias do vestuário
Duas novidades marcaram a edição verão 2013/14 do Fórum de Inspirações: um showroom com marcas patrocinadoras e associadas da Assintecal e direcionamentos criativos que abrangem, também, a indústria de vestuário.
alguns dos stands no evento |
Os visitantes do evento que aconteceu na Fenac puderam conferir, de perto, os lançamentos de 32 marcas que expuseram seus produtos para o verão 2013/14. A iniciativa visou potencializar as criações dos expositores, estreitando o relacionamento deles com possíveis compradores.
Walter Rodrigues abriu a palestra com uma questão que direcionou as pesquisas de sua equipe: “Como desenvolver produtos para clientes brasileiros diante da invasão ‘saudável’ de grandes conglomerados de luxo e fast fashion internacionais?”
A partir deste ponto, foi diagnosticada a necessidade da valorização das referências que originaram a cultura brasileira atual, como forma de desenvolver uma identificação com os produtos criados por empresas nacionais.
Seguindo a sistemática tradicional da Assintecal, foram trabalhados três conceitos que representam porções de uma coleção de moda: 60% (a base mais tradicional de uma coleção), 30% (porção destinada a inserções novas) e 10% (parte “experimental” de uma coleção).
Conceito 3 – (10%) – Referências indígenas
A exuberância das florestas, do artesanato (com foco nas cestarias), a utilização de plumas, linhas e ângulos retos marca a primeira aposta da temporada. Nos pigmentos, cores fortes e puras, mimetizando a pele de animais em referências renovadas: a estampa de onça aparece em tons de vermelho e branco, por exemplo.
Como inspiração, Walter sugere olhares mais atentos às obras de Angharad Mclaren, Debby Gram, Zaha Hadid, Arrah Gregory, Alexandre Oliveira e criações expostas no Museu do pIndio.
Conceito 2 – (30%) – Referências Africanas
Aqui foram trabalhados os conceitos de movimento, camadas e aspectos curvilíneos. Da dança e do biotipo africano são extraídas as ideias de sinuosidade e sensualidade. Walter sugere um olhar mais aprofundado para os elementos chamados Joias da Crioula (remetendo à época pós abolição da escravatura, onde ex-escravas compravam ouro e se cobriam com peças em motivos religiosos e com grande riqueza de detalhes).
As cores são fortes e se sobrepõem, criando efeitos de 3D e movimentos. As estampas pegam carona na geometria, justapondo elementos como círculos e quadrados. Destaque para bordados dourados e motivos religiosos.
Referências no trabalho de artistas e designers como: Zel Nunes, Yiqing Yin, Surrogate Self, Tania Brown, Irmãos Campana (cadeira neo barroca), Adriana Varejão.
Conceito 3 – (60%) – Referências Europeias
Da culinária, da arte, da música e da arquitetura europeia derivam as referências deste conceito. Percebe-se uma tentativa de reconstruir uma “nova Europa” no Brasil, através das mãos de imigrantes e descendentes que resgatam elementos que recriam uma ideia de casa em uma nova terra.
O design revela um charme contido, uma elegância clássica que cria produtos simples, mas com detalhes importantes. Foco nos rendilhados que lembram lambrequins e gradeados de antigos portões, jogos de luz e cor remetendo a vitrais, bordados e estampas florais que recriam ideias da Art Nouveau.
Porcelanas e pratarias servem se base para cartelas de cores e estampas com forte pegada retro. Banhos envelhecidos em metais dourados e prateados além de materiais esmaltados e perolados.
Como referências criativas, atenção a nomes como Arjuna Zbycho, Karen Grant, Chelsea Cummings e Urquiola.
Fotos: Doug Oberher
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