Comportamento de Consumo e Tendências para o verão 2013/14





Palestra que ocorreu no primeiro dia da Fimec apresentou as principais apostas para em calçados e bolsas femininos

A palestra ministrada pela Diretora de Pesquisa da UseFashion, Patrícia Souza Rodrigues mostrou as principais mudanças no perfil de comportamento da mulher brasileira, identificando as necessidades que levarão essa mulher a consumir produtos de moda na atualidade. Projetando cenários para o verão 2013/14, foram detalhados três painéis que ilustram o comportamento de consumo da temporada: Consumo Fundamentado, Consumo Compensatório e Consumo Hedonista.

O primeiro fala de consumidores engajados socioeconomicamente, que buscam mais que propósito em suas compras. Para este nicho, questões como sustentabilidade, economia e valorização do artesanal são pontos a serem considerados. 

O segundo grupo analisado explica como a ascensão da classe C influencia o mercado. Neste painel, os consumidores adquirem produtos para compensar uma suposta defasagem cultural e econômica. Dois focos aparecem neste cenário: o consumo de produtos e de informação. 

Para o terceiro nicho, o consumo de arte e produtos luxuosos é um direito adquirido, seja por herança ou por conquista. Os integrantes deste grupo social se dão ao prazer da compra não se importando, necessariamente com as cifras, mas com a sensação que este ato causa.

No segundo momento da palestra, Patrícia falou sobre os quatro estilos que trazem as tendências para o verão 2013/14: Minimal Esportista, Art Nouveau, Sixties e Genderless. De cada tendência surgiram os elementos criativos que direcionam as criações de bolsas e calçados para a temporada.

>> Check list
Minimal Esportista:
Bolsas no estilo sacola e saco/ design simples/ fechamento colissê/
Calçados com modelagem de sandal boot de aspecto pesado e sapatilha de bico fino/ metalizados/




Art Nouveau:
Bolsas no estilo clutch e mini-clutches/ estrutura rígida/ bordados/ pedrarias/
Calçados nos modelos de Salomé e sandálias/ saltos Anabela/ cabedais estampados, bordados ou com aplicação de pedrarias/ saltos trabalhados




Sixties:
Bolsas no formato de valises e carteiras/ estampas geométricas e bicolores/ modelagem compacta
Modelos de calçados: Chanel, D’Orsay e Mule/ metalizados e plásticos nos cabedais




Genderless:
Bolsas no formato de cases e de mão/ detalhes práticos/ elegância e minimalismo/
Calçados com modelagens de mocassins, oxfords e rasteiras/ poucos detalhes/ cores sóbrias/ 



Fotos: reprodução






No comments

Muito obrigado pelo seu comentário. Em breve responderemos e liberaremos ele na postagem. Abraços

Powered by Blogger.