Você tem que ser o melhor vendedor da sua imagem, da marca “eu” e melhor que ninguém saberá o que quer e o que procura. Transmita isso à sua rede, puxe pelas suas competências, ofereça valor acrescentado aos seus contactos, procure diferenciar-se e arranjar algo que o identifique no meio de tantos contactos.
Não se desvirtue dos objectivos, seja você mesmo!
1º Seja você mesmo, não queira “voar alto”. Seja realista e mantenha uma postura nas redes sociais igual ao que representa fisicamente. Não crie falsas expectativas.
2º Olhe para todos os contactos como uma oportunidade. Oportunidade de aprender, de partilhar, de interagir e quem sabe..de arranjar um emprego.
3º Não se mostre desesperado(a) na procura de emprego. Tenha calma, a “excitação” e o “desespero” podem condicionar o seu sucesso e a eficácia na procura.
4º Está desempregado(a), não está morto, por isso seja pro-activo(a) e mostre o que tem na cabeça. Participe em discussões dentro da sua área de interesse.
5º Não seja conflituoso(a). Seja educado(a) e saiba ouvir opiniões contrárias. Evite tocar em assuntos delicados e polémicos (sexo, futebol, religião, etc.)
6º Apareça nos eventos “off line” promovidos pelos grupos do seu interesse. Certamente fará bons contactos.
7º Saiba ouvir. Nas redes sociais há gente muito competente, com muita experiência, que em comentários simples nos dão dicas essenciais para evoluir.
8º Procure uma oportunidade para ter o seu próprio negócio. Puxe pelo seu espírito empreendedor. Esteja atento(a) a tudo o que o(a) rodeia, às pessoas, aos comentários, aos sites, etc. Quem sabe se num destes dias não sente o “clique” para avançar com algo próprio.
9º Se não tem nada de valor para acrescentar a uma discussão, esteja calado(a)! O silêncio é mais relevante que um comentário despropositado e fora do contexto
10º Acredite e trabalhe a sua “marca pessoal”, seja optimista e mantenha essa postura optimista nas redes
11º Não partilhe conteúdo que o(a) possa vir a prejudicar numa fase de recrutamento, tudo fica “armazenado” na WEB. Partilhe conteúdo e informação que o(a) credibilizem
12º Se procura emprego numa área específica, concentre-se nessa área. Por exemplo, se anda à procura de emprego em Marketing, não perca muito tempo a falar de Arte, ou de desporto (a menos que isso lhe traga alguma satisfação pessoal). O importante é que quando se pesquisa sobre  si, apareça logo conteúdo dentro da área de trabalho.
Autor: Paulo Morais (Consultor de Marketing)